quinta-feira, 30 de março de 2017

Resumo do livro: Meu Pé de Laranja Lima!

         O livro começa com Zezé (principal) e seu irmão mais velho Totoca, eles estavam andando pela rua conversando sobre Zezé que não devia ser arteiro, Totoca até diz que Zezé poderia falar palavrões de vez em quando, ser mais menino e menos arteiro.       Zezé, um menino com 5 anos de idade, foi a casa de D. Dindinha, lá estava seu tio muito sábio Edmundo, tudo Zezé ia lá perguntar para ele.
       Sua família era rica, mas seu pai (Paulo) ficou desempregado e eles perderam tudo ( muito dinheiro),
então a mãe de Zezé teve que ir trabalhar até bem tarde para sustentar a casa e seus filhos ( Zezé, Totoca, Luíz, Janira e Glória).


      Zezé era loiro igual sua irmã Glória.  Um dia Zezé foi para a casa de Dindinha, e foi falar com Tio Edmundo, ele disse que se mostrasse que sabia ler ele queria como prêmio um cavalo de rabo azul.
   No dia de mostrar o que sabia, ele foi e leu para Tio Edmundo que ficou muito surpreso, chamou Dindinha para confirmar o que acabara de presenciar, mais uma vez Zezé leu uma frase diferente e surpreendeu os dois.   Eles chamaram a família de Zezé para presenciar tamanha façanha, muita gente foi ver aquele milagre, e Zezé não sabia como tinha aprendido a ler, só aprendeu mesmo.

Por saber ler, Zezé foi para a escola, sua professora era a D. Cecília Paim, ela tinha um vazo vazio na mesa, era para as flores que poderia ganhar, mas sempre estava vazio, Zezé achava que era porque ela era meio feia.   Por ser pobre agora, Zezé não levava lanche para a escola, então a professora dava um dinheirinho ás vezes para ele comprar um sonho e comer, Zezé dividia o seu sonho com uma aluna que também não levava lanche, e isso fazia a professora achar que ele era um tremendo anjo.
 
    Zezé achava que tinha um morcego e que ele era seu amigo, seu nome era Luciano.
   Totoca saia com Zezé para andar na rua e o ensinava a fazer morcego, isto é, agarrar na traseira do carro ( de pé, sem skate) e ir até onde queriam.
   Como sua família havia ficado pobre, eles tiveram que ir para outra casa, lá tinha um quintal e algumas árvores, Zezé não queria nenhuma delas, mas apresentaram uma, um simples pé de laranja lima, ele não gostou de cara, mas quando ficou sozinho com a árvore, ela começou a falar.
   A partir daí Zezé passou a gostar muito da casa e da árvore que era somente dele.
 Em um meio tempo da história Zezé começa a gostar de Ariovaldo, homem que andava pelas ruas cantando e vendendo CDs de música, Zezé gostava de sua voz e, a partir de quando se tornaram amigos, Zezé faltava na escola todas as terças-feiras para ir com ele vender CDs cantando pelas ruas.

    No natal, Zezé não ganhou presente, pois seus pais não tinham dinheiro, mas ficou sabendo que um caminhão cheio de brinquedos estaria ali por perto no dia seguinte.  No outro dia, Zezé acorda quase atrasado e, para piorar, não tem ninguém para levar ele ao caminhão, por sorte o carteiro, que gostava da Glória, passou na rua e ela pediu para que ele lavasse Zezé até o caminhão, e ele disse que sim.
   No meio do caminho ele deixa Zezé sozinho, então ele demora muito para chegar ao caminhão, e quando finalmente chega, os brinquedos já haviam acabado.
  Um dia, conversando com seu pé de laranja lima, Zezé contou que tinha um carro que parava lá no bar ás vezes, o carro era lindo que só ele, e ninguém se atrevia a fazer morcego naquele carro.   Era do Manuel Valadares ( o Português), mas Zezé disse que iria pegar carona de morcego atrás do carro dele, ia sim.
     Tempos depois foi Zezé lá no bar e o carro estava lá estacionado, Zezé esperou Manuel entrar no carro para ir atrás, o carro fez a arrancada, Zezé foi atrás do carro mais ai...   POUU!!   Levou um tapão bem na cabeça, todos do bairro e da escola ficaram sabendo daquela vergonha.   Então Zezé jurou que ia matar o Português.
   Zezé era um tremendo bagunceiro, ia no quintal da vizinha pegar goiaba, uma vez ele foi e a vizinha viu ele no terreno dela, então ele correu e pulou em um buraco para se esconder, então deu com o pé em um caco de vidro, ele não podia fazer barulho para não chamar atenção e não podia contar para seus pais porque iria apanhar.
    Glória cuidou do pé de Zezé para que ninguém ficasse sabendo, pois se não ele iria apanhar.
  No outro dia ele teve que ir para a escola, no caminho ele vê o carro do Português atrás dele, mas como estava machucado não podia correr.   Manuel leva Zezé ao ambulatório para tratar o pé cortado, e a partir dai eles começam a se conhecer, de repente eles viram melhores amigos, conversam quase todos os dias e todas as vezes o Português comprava figurinhas e doces para Zezé.

Zezé contava tudo ao Manuel, até quando, a alguns dias atrás, ele apanhou muito e muito, sua cara começou até a sangrar pois ele xingou a Jandira de FDP, porque ela rasgou o balãozinho que Zezé estava fazendo, e como Totoca estava lá, ele deu uns socos na cara de Zezé.

Zezé até viajou com Manuel para pescar.  Na escola, feliz da vida pois iria viajar as férias com o Portuga ( apelido carinhoso que ele deu ao Português ou Manuel), Zezé recebe a infeliz notícia de um colega de que um acidente aconteceu lá no trem Mangaratiba ( O único e grande trem de Bangu, cidade da história), ele pergunta com quem foi, seu amigo diz que foi com o Português e seu lindo carro.    Zezé não pensa duas vezes e sai correndo até a estação, mas o dono do bar, um amigo de Zezé, não deixa ele ver o acidente e promete que mais tarde leva ele para ver o Portuga no hospital.

   No hospital, Zezé e Portuga choram, o Zezé porque o Portuga esta muito mal, e o Portuga porque seu fim está próximo.   Alguns dias depois o Portuga morre, e para mais infelicidade de Zezé, a cidade vai construir uma pista, que passa bem no seu bairro, ( mais especificamente no seu quintal, onde está o Pé de Laranja Lima.   Infelizmente cortaram o Pé de Laranja, e Zezé entra em deprê, fica muito mal e com febre por muitos dias, muitas pessoas da família foram ver Zezé.
   Depois Zezé se recupera e fica melhor...   Seu pai recuperou o emprego e eles voltaram a ser ricos!

                                              ( Mais explicações logo abaixo! )

                                         Resultado de imagem para meu pé de laranja lima

Personagens: Zezé: Principal e também o autor do livro.
                      Nome verdadeiro: José Mauro de Vasconcelos.

                     Glória e Luís: eram os irmãos que Zezé mais gostava
                     Totoca: o irmão homem mais velho
                     Jandira: irmã mais velha
                     Paulo: pai de Zezé
                     Lalá: irmã mais nova que nem aparece direito na história
                     Ariovaldo: homem que vendia CDs cantando pelas ruas
                     Manuel Valadares: também conhecido como Português e Portuga, era o melhor amigo                           de Zezé.
                   

  O bar onde Zezé ia era chamado de Miséria e Fome.
  Zezé morava em Bangu.
  Autor: José Mauro de Vasconcelos


                                   Resultado de imagem para the end

                                  Resultado de imagem para deixe seu comentário
                                   
                               Resultado de imagem para the end




3 comentários:

Postagem em destaque

Melhores piadas do Mundo!

1.  Um dia um menino correu na calçada e tropeçou em uma pedrinha de nada, uma senhora logo veio e também tropeçou, o menino educado ajuda a...