quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Resumo do livro: O Conde de Monte Cristo

        Tudo começou no navio Faraó onde Edmond Dantès era o escolhido pelo capitão para ser o  sucessor.
        Apenas Danglars não gostava da ideia, pois ele queria ser o futuro capitão.
        Morrel, o proprietário da embarcação e da carga valiosa do navio também gostou muito da ideia.
        Edmond amava uma linda mulher chamada Mercedes, eles queriam ficar juntos então decidiram fazer uma festa na casa do pai de Edmond.     Seu pai Louis Dantès apoiava o casamento e tinha orgulho do filho.


        Então o capitão do Faraó pede para Edmond entregar uma carta a Napoleão, após isso ele morre no navio.  Como ele iria ser o capitão do Faraó, pediu alguns dias para passar com Mercedes e se casar.     Chegando lá ele vai para a casa de Mercedes onde o primo dela Fernand Mondego também está, eles se cumprimentam mas Fernand não gostou de Edmond pois ele estava prestes a se casar com Mercedes.

      Após ter uma discussão com Mercedes, Fernand vai para um bar esfriar a cabeça, onde por acaso está Danglars.   Eles começam a conversar e Danglars alimenta em Fernand um ódio por Edmond, já que Danglars queria ser o capitão do Faraó e Fernand queria se casar com Mercedes.
 
  Danglars escreve uma carta falsa com a mão esquerda para não descobrirem de quem é a letra, assim eles incriminam Edmond por uma coisa que ele não fez.   Na festa de noivado batem na porta alguns guardas, levando Edmond para a prisão.  Mesmo todos dizendo que era mentira eles o levaram, sem nada a não ser a carta do capitão para Napoleão.


   No tribunal Edmond encontra com seu juiz que também estava no dia do noivado, o Villefort.
   Tudo ocorreu bem, Edmond até seria solto, mas mostrou a carta do capitão.
   O endereço era a casa do pai de Villefort, uma mensagem valiosa de traição á coroa!
   Então como só os dois sabiam da existência da carta, Villefort a queimou e mandou Edmond para a prisão isolada em uma ilha.
   Lá era escuro e sujo, pouca claridade e pouca água começaram a fazer Edmond querer sair de qualquer maneira da prisão. 
   Mas ele era isolado e não tinha ninguém para conversar.  Ficou anos na prisão até que desistiu de fujir, mas então seu companheiro ao lado fez um barulho, Edmond ficou curioso e feliz por ter alguém vivo ao lado.
    Então veio a esperança de falar com alguém, pois já estava perdendo a consciência.
    Seu companheiro começou a cavar um buraco para fazer uma passagem entre as duas selas...
    Eles começaram a conversar e um dia a passagem entre as duas selas ficou pronta, foi a partir dai que eles se tornaram amigos.
   Agora o amigo de Edmond era um velho sábio com o nome de Abade Faria, ele realmente era muito esperto, pois fez Edmond pensar em quem o teria passado a perna...
 
   Após pensar nas perguntas do seu amigo Abade, Edmond percebeu que Danglars tinha inveja dele ser o futuro capitão e que Fernand queria se casar com a Mercedes.
  No fim concluiu que os dois de alguma forma se uniram para prende-lo, após o Abade mostrar que se escrever com a mão esquerda (que não era a que ele usava) a letra ficava igual a da carta que incriminou Edmond!
  Passou muito tempo e Edmond já não estava mais arrependido de ser preso, estava até gostando da companhia de seu novo amigo.
  Infelizmente o Abade começou a ficar mal, Edmond ficou muito triste, foi então que o Abade contou para Edmond que ele trabalhou na casa de uma família muito rica, ele ganhou um mapa do tesouro da família, ficava na ilha do Conde de Monte Cristo.

O Abade não ficou muito tempo sem ser percebido pelo guarda que seu tempo já havia acabado, então vieram alguns guardas e o colocaram em um saco de defunto.
   Como Edmond tinha aquele mapa, decidiu que ele tinha a missão de encontrar o tesouro, então se encheu de esperança novamente!    Ele trocou com o Abade, colocou ele na sua cama, na sua sela e entrou dentro do saco do falecido amigo.   Os guardas voltaram e pegaram o saco, amarraram e colocaram uma bola de ferro para afundar no mar e o jogaram.  Edmond conseguiu escapar e começou a nadar em direção a terra firme.   

 Depois encontrou a ilha do Conde, encontrou o tesouro e como tinha tanta riqueza que ele comprou ilhas, passou a se chamar Conde de Monte Cristo, então começou a elaborar um plano de vingança contra Fernand e Danglars.
 O Conde conheceu uma jovem chamada Haideè que ficou muito feliz com sua companhia, ele foi atrás de Danglars, que com o tempo virou banqueiro.
  O Conde depositou uma quantia muito alta no banco que espantou Danglars, então o Conde saiu e  foi embora.     Tempos depois alguns homens sequestraram Danglars pois ele havia roubado o dinheiro que o Conde depositou no banco, Edmond era a mente do sequestro e pedia milhares de reais por cada refeição que Danglars pedia pois estava preso e com fome.
 Em 5 dias Danglars já não tinha mais nada e então Edmond se revelou e Danglars se lembrou dele com espanto.

 Então foi a hora de ir atrás de Fernand, que era dono uma mansão e tinha um filho com a Mercedes chamado Albert Mondego, eles até viraram amigos pois o Conde o salvou em outra ocasião que se encontraram.
  Mercedes viu o Conde e alguma coisa nele chamou a sua atenção, mas nada além disso.
  Fernand até gostou do Conde pois ele salvou seu filho.
  Por consideração ao Albert, o Conde não se vingou com suas próprias mãos, mas acusou Fernand de ter traído o rei antigo e de ser a ultima pessoa a ter comunicação com as filhas dele.
 Então Haideè se manifestou dizendo ser a filha do rei, foi ai que tudo ficou perdido para Fernand, que em pouco tempo se matou.

 O pai de Edmond morreu de fome, pois era pobre.
 Danglars ficou na pior.
 Fernand se matou.
 Edmond ficou extremamente rico e famoso.
 Haideè gostou de Edmond e ficaram juntos.
 Ninguém sabe o motivo de Abade ter sido preso, já que tudo era motivo de prisão naquele tempo.
 Villefort foi atrás de avisar ao governador sobre o plano da carta.
 Morrel morreu.
 O filho de Morrel, Maximilien se tornou amigo do Conde, que logo ganhou um presentão.

Boa prova!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Melhores piadas do Mundo!

1.  Um dia um menino correu na calçada e tropeçou em uma pedrinha de nada, uma senhora logo veio e também tropeçou, o menino educado ajuda a...