É possível se obter graus de pureza superiores a 99,99%, mas nunca haverá um material 100% puro.
Chamamos de Substância quando o material apresenta grau de pureza adequado aos parâmetros experimentais em questão. Na natureza, por exemplo, dificilmente é encontrado algum material na forma de substância pura. A purificação dos materiais é realizada em laboratórios.
Material é qualquer porção da matéria e pode ser purificado ou não. Os materiais purificados são substâncias.
Águas naturais, como as do rio, são constituídas por água e uma mistura de sais. Não é possível identificar, a olho nu, nada além da substância água. Esse tipo de mistura, na qual não se consegue identificar os componentes a olho nu ou com microscópico, é substância homogênea. Nesse caso, como as substâncias que se misturam a água podem ser observados visualmente, tem-se uma mistura heterogênea.
As substâncias puras são caracterizados por apresentar em apenas um componente. Em geral, para obter uma substância pura de uma mistura complexa, é preciso submeter a substância complexa ao método de Separação ou Purificação até que se consiga uma substância isolada.
As misturas apresentam no mínimo duas substâncias em sua composição. No entanto, nem sempre é possível visualizar a quantidade exata de seus componentes.
Em uma mistura heterogênea, cada região que apresenta os mesmos aspectos é uma fase.
As misturas heterogêneas podem ser classificadas segundo o estado de agregação das diferentes fases.
Há casos de sistemas heterogêneos que são constituídos de substâncias puras. Um exemplo é o derretimento do Gelo formado da água destilada. A mudança de estado desta substância pura contribui para a coexistência de duas fases (sólido + líquido), o que caracteriza um sistema heterogêneo.
As misturas homogêneas que apresentam apenas uma fase (monofásicas) são Soluções. Na soluções, o componente em menor quantidade, o soluto, está dissolvido em outro componente que se encontra em maior quantidade, o solvente.
Soluções:
Sólido dissolvido em Líquido:
Um exemplo é a água de lavadeira, uma solução cujo soluto é o hipoclorito de sódio e o solvente é a água.
Líquido dissolvido em Líquido:
Um exemplo é o álcool comercializado em farmácias.
Sólido dissolvido em Líquido:
Também conhecido como liga. Um exemplo é o latão (solução sólida de zinco e cobre).
Gás dissolvido em Gás:
É uma solução na qual temos uma mistura gasosa. Um exemplo é a fase gasosa do ar veicula uma mistura de oxigênio, nitrogênio, dióxido de nitrogênio, vapores de água, entre outros gases.
As substâncias puras apresentam temperaturas de fusão e de ebulição bem definidas. Ao acompanhar a variação de temperatura em função do tempo durante o resfriamento ou aquecimento de uma substância pura, durante as mudanças de estado de agregação a temperatura permanece constante.
Temos o ponto de fusão e de ebulição e, se os pontos de fusão e de ebulição, ou apenas um deles, apresentar uma variação de temperatura, temos uma mistura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário